Informações ao usuário
Especificação das amostras para medidas com o VSM
- O tamanho das amostras esta limitado ao espaço disponível entre as bobinas sensoras, aos diferentes tipos de porta amostras e ao uso do forno/criostato.
- Para medidas feitas a temperatura ambiente, o volume das amostras deve ser menor que 6x6x6 mm3 para garantir resultados com a precisão especificada pelo instrumento.
- Para medidas em baixa ou alta temperaturas as amostras devem ter dimensões máximas de 5x5x5 mm3, compatíveis com o espaço disponível no forno (ou criostato).
- Amostras líquidas ou na forma de pós podem ser colocadas em capilares de vidro com diâmetro entre 0.5 e 2mm, e comprimento máximo de 7mm e fechados .
- Alguns substratos de vidro ou capilares podem apresentar alguma resposta magnética, portanto atenção no seu uso.
- Filmes finos devem ser cortados preferencialmente com dimensões de até 7x7cm2.
Medidas em função da temperatura
Esta funcionalidade faz uso de fluxo de gases como nitrogênio para baixas e altas temperaturas (-160 °C até 700 °C). O uso do argônio é recomendado para altas temperaturas para evitar a oxidação das amostras. Como o consumo destes gases é relativamente elevado o usuário dever financiar o seu suprimento.
Cuidados na operação do instrumento
O usuário receberá instruções de operação do instrumento e para a troca de amostras. Alguns cuidados devem ser tomados na sua operação: As hastes porta-amostras são feitas de quartzo com uma geometria precisa para o posicionamento da amostra no caso de medidas em função do ângulo. Elas devem ser manipuladas com cuidado quando se faz a inserção no instrumento. Recomenda-se ao usuário de limpar as hastes antes de colocar a amostra e após o seu uso.
A fixação das amostras na haste pode ser feita com graxa de silicone, fita teflon ou fita adesiva dupla face. Em geral é importante fixar bem a amostras pois é comum que ela se movimente com campo intenso. Para medidas em alta temperatura utiliza-se uma pasta a base de alumina. Solicita-se a remoção de todo material adesivo das hastes após o seu uso.
Agendamento
O tempo necessário para uma medida a temperatura ambiente é tipicamente de 30 a 90 minutos na maioria dos casos. Medidas de remanência ou em função da temperatura podem durar um turno inteiro. Comunique se houver impedimento de realizar a medida no período agendado.
Acesse o link agenda de operação para verificar os horários disponívies e para solicitar reserva de horário.