Recursos

O programa de aquisição e controle do instrumento possibilita a realização de vários tipos de medidas pré definidas e combinadas.

Curva virgem

Curva virgem ou curva de magnetização inicial mede a resposta a um campo de uma amostra a partir de um estado desmagnetizado. A medida de magnetização é executada com campo aumentando de zero até um valor máximo. A medida pode ser executada em uma amostra incialmente desmagnetizada (logo que é produzida) ou após  um processo de desmagnetização. A desmagnetização pode ser feito de diferentes  maneiras (ver procedimentos de desmagnetização)  e influencia a forma da curva virgem.

Histerese

A histerese é a medida de caracterização magnética mais comum. O laço de histerese é a medida da magnetização em função do campo aplicado começando de um valor máximo ( negativo ou positivo) e reduzido em passos.  Para cada valor de campo é feita a medida da magnetização.

Curvas de remanencia IRM e Curva Virgem

Desmagnetização DC (DCD)

A desmagnetização DC é obtida inicialmente saturando-se a amostra.  Após, aplica-se um campo com sinal oposto,  definido como  campo coercivo remanente, com valor ligeiramente maior que o campo coercivo.   Ao ao ser retirado a magnetização é nula  na direção do campo. O programa de controle executa automaticamente o procedimento.

Desmagnetização AC (DAC)

No processo de desmagnetização AC aplica-se sobre a amostra um campo magnetico alternado de baixa frequencia  cuja amplitude é lentamente reduzida. O processo  finaliza quando a amplitude é nula.

Remanencias IRM and DCD (Henkel, Delta M, Delta H)

Medidas combinadas

Remanência  angular (ARM)

Remanencia AC

Dependência com o tempo

Varredura de temperatura

Medidas manuais