Informações ao usuário

Especificação das amostras para medidas com o  VSM

O tamanho das amostras esta limitado  ao espaço disponível  entre as bobinas sensoras, aos diferentes tipos de porta amostras e ao uso do forno/criostato.

Para medidas feitas a temperatura ambiente, o volume das amostras deve ser menor que 6x6x6 mm^3 para garantir resultados com a precisão especificada pelo instrumento.

Para medidas em baixa ou alta temperaturas as amostras devem ter dimensões máximas de 5x5x5 mm^3, compatíveis com o espaço disponivel no forno (ou criostato).

Amostras líquidas ou na forma de pós podem ser colocadas em capilares de vidro com diametro entre 0.5 e 2mm, e comprimento máximo de 7mm e fechados .

Alguns substratos de vidro ou capilares podem apresentar alguma resposta magnética, portanto atenção no seu uso.

Filmes finos devem ser cortados preferencialmente com dimensões de até 7x7cm^2.

Medidas em função da temperatura

Esta funcionalidade faz uso de  fluxo de gases como nitrogênio para baixas e altas temperaturas (-160 °C  até 700 °C). O  uso do argônio é recomendado para altas temperaturas para evitar a oxidação das  amostras. Como o consumo destes gases é relativamente elevado o usuário dever financiar o seu suprimento.

Cuidados na operação do instrumento

O usuário receberá instruções de operação do instrumento e para a  troca de amostras. Alguns cuidados devem ser tomados na sua operação: As hastes  porta-amostras são feitas de quartzo com uma geometria  precisa para o posicionamento da amostra  no caso de medidas em função do ângulo. Elas devem ser manipuladas com cuidado quando se faz  a inserção no instrumento. Recomenda-se ao  usuário de  limpar as hastes antes de colocar a amostra e após o seu uso.

A fixação das amostras na haste pode ser feita com graxa de silicone, fita teflon ou  fita adesiva dupla face. Em geral é importante fixar bem a amostras pois é comum que ela se movimente com campo intenso. Para medidas em alta temperatura utiliza-se uma pasta a base de alumina. Solicita-se a remoção de todo material adesivo das hastes após o seu uso.

Agendamento

O tempo necessário para uma medida a temperatura ambiente é tipicamente de 30 a 90 minutos na maioria dos casos. Medidas de remanência ou em função da temperatura podem durar um turno inteiro. Comunique se houver impedimento de realizar a medida no período agendado.

Acesse o link agenda de operação para verificar os horários disponívies e para solicitar reserva de horário.